Esse elixir que produzimos em casa é chopp ou cerveja? Bom, como quase tudo no homebrew, depende!
Vamos falar hoje da nossa bebida caseira. Afinal, é chopp ou cerveja? Depende. Mas, do quê? Depende se foi pasteurizado ou não. Segundo nossa legislação (clique aqui para ler), chopp é a cerveja que não foi pasteurizada para o envase. A pasteurização tem a ver com a estabilidade biológica da cerveja, assim permitindo que ela permaneça mais tempo na prateleira sem alterar suas características por influência da levedura e outros micro-organismos que podem estar presentes.
O Brasil é o único local em que se designa chopp, contudo, é preciso saber que tanto o chopp quanto a cerveja são igualmente cervejas. Um ponto interessante é que ficou muito associado que o chopp é a bebida servida do barril, pela torneira, com auxílio de pressão, e a cerveja é exclusiva da garrafa. Isto é uma associação incorreta, pois existem barris pressurizados para servir que contêm líquido pasteurizado e a parte dominante da cerveja caseira não passa por pasteurização, sendo envasada em garrafas.
Portanto, a maior parte de nós, homebrewers, faz chopp, motivo de apresentar uma qualidade e sensações muito diferentes das cervejas que encontramos comumente no mercado, pois a pasteurização altera caraterísticas do produto, além das biológicas (que já acarretam grande impacto). Mas, não iremos discutir a respeito da influência da pasteurização aqui. Isto é uma escolha pessoal do cervejeiro caseiro e não é obrigatória a sua realização.
No fundo, esta diferença de substantivos não faz diferença para a escala caseira, a não ser para instigar o consumo e para ter um bom papo enquanto se toma uma gelada, dividindo isto com os amigos.
Abraço a todos! Boas brejas e boas brassagens!
Cordialmente, Eric Carbobiach
1 COMENTÁRIOS