Banco de Leveduras - Aula 1 - Tipos de Bancos

E aí, rapaziada! Bora fazer um banco de levedura?

Se liga no vídeo:


Se não pode ver o vídeo, segue o post escrito:

OBJETIVOS E VANTAGENS DE SE TER UM BANCO DE LEVEDURAS


Quando se cria um banco de leveduras, o maior objetivo é ter várias cepas à disposição a custo virtual de zero dinheiros. E estas são as vantagens de se ter um banco de levedura. Podemos listar:

- Disponibilidade a qualquer momento;
- Variedade;
- Custo 0;
- Ganho de domínio das cepas utilizadas;

Como nem tudo são flores, as desvantagens são:

- Investimento inicial médio;
- Cuidados extremos no manuseio;
- Cuidados de manutenção;

Ainda assim, quando analismos de uma perspectiva de longo prazo, ficam evidentes as vantagens.

Agora, quais tipos de bancos são possíveis de se fazer em casa?

TIPOS DE BANCOS

LAMA

Aqui creio que todos tenham tido contato com esta experiência, de se reaproveitar a lama da levedura e de manter lama de algumas cepas em casa.
Dentre os tipos tratados aqui, a lama é o mais comum e mais simples de se fazer, inclusive, o mais barato. Contudo, suas vantagens acabam aqui. Como contras, podemos citar alta taxa de decaimento de viabilidade, alta taxa de mutação e pouco tempo de durabilidade. Existem mais, mas trataremos disto no post específico desta modalidade.


SLANTS/PLACAS DE PETRI

Este é um meio muito bacana de ser usar para armazenar levedura. Ele consiste em criar um meio de propagação com alimento e nutrientes para a levedura, mas diferente de um starter ou cerveja, é um meio sólido. Existem gelatinas especiais para isto e inclusive é um método laboratorial de cultura de micro-organismos muito aplicado.
Seu tempo de uso é de meses, com as devidas reposições, torna-se eterno, tendo uma taxa de mutação baixa. Aqui também nem tudo são flores, contudo, iremos abordar todos os aspectos no post específico para esta modalidade de banco.


BANCO CONGELADO

Longe de ser o congelamento bombástico a -80oC aplicado na escala industrial, este é um congelamento mais brando, a cerca de -20oC. Nesta temperatura a levedura tem potencial de se tornar eterna, com os devidos cuidados a cada 1 ou 2 anos. Existem muitas vantagens deste tipo de banco que vão além da estabilidade genética e de vitalidade da levedura, como o pouco espaço de armazenamento e a baixa manutenção. O empecilho está nos preparativos. Não é simplesmente fazer picolé de Saccharomyces cerevisiae, existem muitos cuidados. Vamos tratar disto na aula dessa modalidade.


Deste aspecto, vale ressaltar que os tipos de bancos foram listados em ordem crescente de durabilidade. Contudo, cada cervejeiro deve adaptar isto para sua realidade e objetivos. Nas próximas aulas iremos abordar especificamente cada um destes bancos e então poderá optar por qual fazer.

Fique atento!

Cordialmente, Eric Carbobiach



0 COMENTÁRIOS