Envase Sem Sofrimento


Então chegou o temido dia do envase... Lavar garrafas, deixar escorrer, preparar o priming, trabalho monótono e lento, fluxo de cerveja pra dentro da garrafa é muito baixo... Só de imaginar aqueles caixotes de garrafa esperando uma escovinha...

CHEGA DE SOFRER!

Hoje vamos ver como deixar o dia do envase muito mais dinâmico e menos sofrido! Para isso temos um vídeo muito bom, feito para este tópico, caso queira conferir sem ler o artigo:



Vamos lá, passos para um dia de envase bem sucedido:

1 - DEIXE GARRAFAS LIMPAS

Sim! Uma ótima dica é esta. Após tomar sua cerveja, passe uma água dentro de sua garrafa e borrife álcool dentro, lacre com a própria tampa e assim ela ficará pronta pra usar no dia do envase!


Caso você tenha aproveitado demais e não esteja muito afim (ou sem condições) de lavar a garrafa (ou as garrafas) no dia, deixe para depois. Mas não espere aquela borra secar, se não já sabe né?


2 - PLANEJE O DIA DO ENVASE

Isto mesmo! Planeje! Deixe programado: dia x irei envasar a cerveja, então tal hora irei deixar as garrafas escorrendo, logo em seguida farei o priming e tal hora irei iniciar o envase.
Com o tempo, irá ser automático, mas no início, para não pular etapas ou surgir imprevistos por desleixo, escreva num papel.


3 - TENHA UM SISTEMA DE ENVASE

Máquinas caras? Equipamentos automatizados? Não! Apenas um método eficaz, meio no estilo fordista. Como assim? Separe! Por exemplo:

1 - encha todas as garrafas;
2 - coloque as tampinhas sobre todas;
3 - comece a lacrar;

Fazendo uma etapa de cada vez, você economiza tempo, torna o processo mais ágil e menos cansativo, pelo simples fato de tornar a ação mecânica.


4 - ENVASE DIRETO DA TORNEIRA

Abandone o filler, caso seu intuito seja velocidade. O filler é excelente para padronizar, manter headspace ideal, mas se estamos com pressa, é desnecessário...


5 - PRENDA SEU ARROLHADOR NA BANCADA


Barato, forte e prático, este arrolhador de mesa branco é o mais comum entre os cervejeiros no Brasil. Infelizmente, é muito comum, também, o uso incorreto do equipamento.
Como o nome sugere, ele é um arrolhador de mesa. Por que ainda está usando ele no chão apoiando com o pé?
Fazer isso é extremamente tosco e pouco ergonômico. Você está machucando sua coluna (o termo técnico usado na medicina por este tipo de lesão é: f0d&nd0 a sua coluna). Parece piada, mas não é. Usar desta maneira é prejudicial pra sua coluna, pras garrafas que podem quebrar mais facilmente e pro próprio arrolhador.
Outra coisa é que este arrolhador é para ser parafusado na bancada! Ele já vem com os furos! Prenda ele e a velocidade, precisão e facilidade de trabalho irão para as nuvens!
Se você não quer furar sua mesa, parafuse ele numa chapa de madeira e prenda essa chapa na bancada com um grampo C.


Então era isso! Espero que essas dicas aliviem o sofrimento do dia de envase!

Um abraço a todos! Boas brejas, boas brassagens!

Cordialmente, Eric Carbobiach









0 COMENTÁRIOS