Nessa sequência de aulas irei ensinar como fazer a correção da água na prática, ou seja, como fazer.
Desta forma, a primeira aula se pauta no que é preciso para corrigir sua água. Já abordei em um outro post a importância da água e comentei sobre seus íons e o efeito na cerveja. Para acessar este post, clique aqui.
Para ser dinâmico, trago um vídeo onde abordo do tema:
Além do vídeo, é claro que iremos trazer a lista digitada por aqui. Vamos lá, o que precisamos para corrigir a água:
1 - BALANÇA DE PRECISÃO
Será útil para pesar os sais com precisão. É indicado que meça em centigramas, contudo, com a resolução de decigramas já é suficiente.
Ideal: 0.01g
Suficiente: 0.1g
2 - SOFTWARE/CALCULADORA/PLANILHA
Algum software ou calculadora ou planilha que calcule o perfil da água para ti. Recomendo e irei ensinar o BeerSmith. Caso você não tenha o programa, irei ensinar a usar também a calculadora online do site Brewer's Friend, que é gratuito (isso soa musicalmente). Além disto, temos planilhas que são muito úteis para este tipo de cálculo. Uma excelente é a Palmer's Water Calc, a qual você pode baixar clicando aqui.
3 - PADRÃO DE ÁGUA
Aqui cabe ressaltar que existem 2 parâmetros: 1 fixo e 1 variável. O fixo é o perfil físico-químico da sua água. Não tem como corrigir sua água com precisão sem conhecer o perfil da sua água.
O variável é o que você deseja obter, adicionando os sais. Isto abordaremos nas duas próximas aulas.
Caso você more em Curitiba e região, abastecido pela ETA Iguaçu, pode baixar o perfil dessa água clicando aqui.
Se você não for de Curitiba, existe um post no HomeBrewTalk Brasil onde tiveram a genial ideia de postar os perfis de suas cidades. Para acecssar, clique aqui.
4 - SAIS
Como eu disse no meu post sobre a água cervejeira (LEIA CLICANDO AQUI), o perfil iônico da sua água é obtido acrescentando íons nela. Contudo, íons não vêm em potinhos, vêm em sais que se dissociam na água liberando os íons. Fiz uma linda e bem feita revisão de química sobre essa assunto neste post de água, então vou recomendar de novo: LEIA.
Logo, temos de selecionar os sais que queremos com base nos íons que oferecem. Bom, os sais cervejeiros, conforme descrevi no post que É PARA LER, são:
- Cloreto de Sódio (NaCl);
- Cloreto de Cálcio (CaCl2);
- Bicarbonato de Sódio (NaHCO3);
- Carbonato de Cálcio (CaCO3);
- Sulfato de Cálcio (CaSO4);
- Sulfato de Magnésio (MgSO4);
Basicamente com estes itens (e com as duas aulas a seguir) você reproduzirá sem dificuldade e sem estresse o perfil de qualquer água.
De novo: recomendo a leitura do post sobre água que fiz. É de 2017, dei uma atualizada com links de arquivos este mês e é ótimo, sem falta de modéstia.
Espero que tenham gostado! Até a próxima aula!
Abraço!
Cordialmente Eric Carbobiach
0 COMENTÁRIOS