INTRODUÇÃO
Salve, salve, galera!
Antes de começar a tratar da fabricação, é necessário falar da matéria-prima. A cerveja é uma bebida democrática, não somente em questão de ser possível encontrar alguma cerveja que agrade qualquer pessoa, ou harmonize com qualquer comida, mas também em seu caráter universal em aceitar ingredientes para ser feita. Existem cervejas com pimenta, jambu, camomila, frutas, tubérculos, com flores e com diversas outras coisas que agregam complexidade ao produto final, seja em cor, aromas, sabores ou, até mesmo, viscosidade.
Mas, por mais amplo que seja o rol de insumos que podemos empregar em nossas receitas, existe um cerne, uma base sólida, que por si só forma cerveja e não apenas uma, mas uma enorme variedade de estilos e uma infinidade de combinações entre si. Esta base é composta por apenas 4 ingredientes, os quais devem obrigatoriamente estar na receita para que seja feita uma cerveja. São eles: água, malte, lúpulo e levedura.
E, devido à vasta gama de possibilidades, e ao didatismo, trataremos essencialmente das cervejas ditas "puro malte", que são as constituídas basicamente por estes 4 insumos. Vamos tratar, portanto, nesta série de artigos, sobre cada um destes ingredientes e seu papel na cerveja.
Para ler a respeito de cada um, basta clicar na imagem correspondente e será direcionado automaticamente.
Vejo vocês nos artigos!
Para ler a respeito de cada um, basta clicar na imagem correspondente e será direcionado automaticamente.
Vejo vocês nos artigos!
Abraço a todos! Boas brejas e boas brassagens!
Cordialmente, Eric Carbobiach
0 COMENTÁRIOS