Banco de Leveduras - Aula 4 - Decaimento e Meia Vida

E aí, rapaziada! Dando continuidade à construção de um banco de leveduras, hoje vamos tratar de decaimento e meia-vida!



O decaimento da levedura é exponencial, bem como seu crescimento. Imaginar que o decaimento é linear é um pensamento muito comum e mais prático, no entanto, é errado.


Mas, por mais que isso estenda o tempo de viabilidade para longos meses, quiçá anos, existem algumas estimativas e aproximações que nos permitem manter um banco saudável com segurança, afinal, não nos basta apenas viabilidade, queremos também vitalidade, queremos saúde para uma boa fermentação!
Um valor que é bastante difundido é que o tempo de meia-vida de uma cultura é de 1 mês, quando armazenado em forma de lama.

Passado este tempo, já é recomendável que se faça um bom starter para voltar a à viabilidade e vitalidade de uma colônia nova, ou seja, aumentar a saúde para uma boa fermentação.

Contudo, podemos investir um pouco mais e ter um pouco mais de trabalho concentrado e manter um banco saudável por muito mais tempo, seja por slants, seja congelando, mantendo viável e com boa saúde por mais de um ano. É isto que veremos nas próximas aulas, como fazer cada tipo de banco de levedura. Assim você poderá escolher qual é o melhor para você em frente aos custos e benefícios.

Espero que tenham gostado!

Cordialmente, Eric Carbobiach

0 COMENTÁRIOS